Desligar da tomada ou reiniciar um dispositivo que está lento ou travando é quase uma “regra universal” da tecnologia. Mas será que isso também funciona quando a conexão com a Internet está ruim? O Canaltech te explica o que há por trás dessa “técnica” e quais outros benefícios ela pode trazer.
Desligar o Wi-Fi a noite pode melhorar sua conexão?
Como ampliar o sinal do roteador com papel alumínio
Reiniciar o modem quando a internet está lenta funciona?
A resposta para essa pergunta é: sim, reiniciar ou desligar o modem ou roteador pode ajudar a melhorar o desempenho da Internet. A princípio, isso pode estar relacionado ao ciclo de energia do aparelho que fornece o sinal de Wi-Fi.
Em alguns casos, os dispositivos podem estar com o software e o hardware sobrecarregados. Tal como, o superaquecimento dos componentes internos pode interferir no desempenho do aparelho e, então, causar lentidão.
Em alguns casos, tirar o modem ou roteador da tomada pode resolver o problema de Internet lenta (Imagem: Alesmunt/Canva)
Ao desligar o dispositivo, a energia dos transistores é descarregada e a memória RAM é atualizada. Ou seja, todos os processos que estavam causando o “congestionamento” são encerrados e o sistema voltará ao “estado inicial”.
Vale explicar que essa “técnica” não aumenta a velocidade da Internet de forma geral, isso está relacionado ao plano contratado pelo usuário. Reiniciar o modem ou roteador apenas fará com que o dispositivo volte a funcionar sem sobrecargas e a conexão será melhorada pontualmente.
Às vezes, a lentidão pode estar relacionada à largura da banda, à interferência no sinal Wi-Fi ou até mesmo ao dispositivo que está tentando se conectar à rede. Esses casos exigem outras soluções que vão além de apenas reiniciar o modem ou roteador.
Qual a forma correta de reiniciar o modem e melhorar a internet?
Reiniciar o modem pode ser algo simples, mas exige atenção. São necessárias algumas ações para evitar uma dor de cabeça maior que a lentidão da Internet.
Em primeiro lugar, o usuário deve evitar usar os botões de reinicialização dos aparelhos: os pequenos furos na parte de trás do dispositivo que podem ser acessados com um clipe. Ao usar esse recurso, há o risco de redefinir o acessório para o padrão de fábrica e apagar as configurações prévias feitas pelo usuário ou técnico da operadora.
Existe um passo a passo que ajuda a melhorar a velocidade da Internet ao desligar o modem (Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)
A recomendação é sempre usar o botão de energia para desligar ou reiniciar o modem. Caso o dispositivo não tenha essa opção, a única saída é tirá-lo diretamente da tomada.
Para melhores resultados, basta seguir o passo a passo abaixo:
Desligue o modem da tomada;
Espere ao menos 30 segundos antes de plugar o aparelho na tomada novamente. Esse pequeno intervalo é o tempo necessário para descarregar a energia dos transistores do aparelho e a memória RAM ser atualizada;
Conecte o modem na tomada e espere ao menos um minuto antes de ligar o dispositivo;
Aguarde que o modem esteja totalmente ligado. Por exemplo, todas as luzes que indicam a conexão do aparelho devem estar acesas;
Então, realize o teste para ver se o problema de lentidão desapareceu. Basta conectar o computador ou outro dispositivo à rede e verificar a velocidade para carregar páginas da Internet.
Caso o computador e o modem aceitem cabos Ethernet, a sugestão é realizar um teste cabeado. Uma conexão com fio costuma oferecer dados de velocidade mais claros e livres de interferências.
Tirar o modem da tomada por alguns segundos pode melhorar pontualmente a velocidade da Internet (Imagem: Reprodução/Xiaomi)
Desligar ou reiniciar o modem realmente funciona?
Como dito, desligar ou reiniciar o modem realmente pode ajudar a melhorar a velocidade de conexão da Internet. Contudo, essa é uma melhoria pontual, caso o software ou hardware do acessório estejam sobrecarregados.
Por outro lado, a “tradicional técnica” não melhora ou amplia a largura de banda contratada pela operadora. Bem como, é preciso avaliar se não há problemas de interferências no sinal de Wi-Fi ou com o próprio dispositivo conectado à rede.
Você sabia que o “velho truque” de ligar e desligar o modem faz realmente sentido? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que estejam precisando dessa ajuda.
Fonte: Bandwidth Place, Insight IT